Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Reitoria

Com a proposta de formação para ingresso ao mercado de trabalho, o Programa Mulheres Mil forma mais uma turma no IFAM PDF Imprimir E-mail
Escrito por CCS-CMC
Ter, 10 de Dezembro de 2013 08:14

09/12/2013 - Promovendo a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, o Programa Mulheres Mil, do Governo Federal em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) certificou na tarde da última sexta-feira, 06 de dezembro, 75 mulheres. As alunas foram capacitadas no Curso de Qualificação Profissional em Pintura e Texturização de Paredes para que elas consigam melhorar a qualidade de suas vidas e de suas comunidades.

alt

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo disponibilizar a formação profissional e tecnológica para mulheres em situação de vulnerabilidade social nas regiões Nordeste e Norte, garantindo o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

A colação de grau das alunas do Programa Mulheres Mil aconteceu no auditório CDI III, IFAM Campus Manaus Centro. A capacitação aconteceu de agosto a dezembro de 2013, tendo carga horária total de 164h, dividido em dois módulos: um módulo geral com matérias básicas e outro específico com ênfase em pintura e texturização de parede. Haverá aulas teóricas e práticas.

alt

O evento contou a participação da coordenadora de Assistência Comunitária e Ações Inclusivas da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/IFAM), Idarcley Etelvina Silva, da coordenadora dos programas no CMC, Renata Garcia e, da responsável pelo apoio administrativo, Adriana Moura Barbosa.

Resultados do Curso de capacitação

alt

Com uma turma inicial de 100 mulheres, o curso de Qualificação Profissional em Pintura e Texturização de Paredes formalizou a capacitação de 75 mulheres no Programa Mulheres Mil, que busca oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero, promovendo estímulo à educação profissional, ao emprego e renda.

De acordo com a Coordenadora do Programa no IFAM, Renata Garcia, as alunas estão aptas a ingressar no mercado de trabalho ou continuar os estudos.

“É bastante gratificante finalizar a capacitação destas alunas e esperamos que estejam em breve no mercado de trabalho ou sendo alunas em novos cursos de capacitação”, enfatizou.

Para a aluna Grécia Maria Bernardo da Cunha foi uma oportunidade de aprender técnicas em Pintura e Texturização, que apenas tinha amadorismo.

alt

“O que me incentivou mais a fazer o curso foi gostar dessa área, a minha falta de técnica e a possibilidade de poder conseguir um emprego”, disse

Calendários

Calendário Acadêmico do Campus Manaus-Centro 2015