Get Adobe Flash player
IFAM >> Campus >> Campus Maués

Notícias Campus Maués

V Semana de Ciência e Tecnologia IFAM Campus Maués

Proporcionar à população um espaço para conhecer e discutir conteúdos científicos, ampliando o acesso a esse tipo de informação. Esse é o principal objetivo da Semana da Ciência e Tecnologia, que acontece no mês de Outubro, desde 2004, em instituições de ensino de todo país. A temática deste ano é “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”, que visa tratar o assunto através da dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação e desenvolvimento humano.

O Campus do IFAM Maués participou deste evento promovendo apresentações de trabalhos na modalidade de PIBIC-Jr, além de mesas redondas, minicursos, oficinas, exposição de banners e maquetes construídas pelos alunos dos cursos Integrados de Administração, Agropecuária e Informática.

Durante uma semana inteira, de 13/10 a 17/10, os alunos puderam assistir a palestras e participar de minicursos que abordaram os mais diversos temas. Nos dias 13 e 14, o evento contou com a participação da Enfermeira Msc. Raika Lobo (UEA) que proferiu uma palestra sobre “Saúde e Sexualidade na Escola” e realizou o minicurso “Aids e gravidez entre jovens do Ensino Médio”. A Professora convidada Drª Silvia Gonçalves (UFRRJ) conduziu, de maneira bem descontraída com os alunos, palestras sobre “Sexualidade” e “Bullying”.

Nos dias 15 e 16, aconteceram as apresentações dos trabalhos de PIBIC-Jr desenvolvidos pelos alunos dos cursos Integrados de Administração, Agropecuária, Informática e do curso Subsequente em Meio Ambiente. Um dos trabalhos apresentados foi da discente Geiziane da Silva Tavares orientada pela Profª Darlane Cristina e intitulado: “Os jogos matemáticos como instrumentos de aprendizagem na Segunda Série do Ensino Médio dos Cursos Técnicos do IFAM Campus Maués”. Com este trabalho procurou-se utilizar jogos didáticos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de matemática.

alt

alt

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 16, pelo turno da tarde, os alunos do 9º Ano das Escolas Estaduais Walton Rodrigues Bizantino, Santina Felizola e São Pedro visitaram a Instituição para participar do evento. Conheceram um pouco mais sobre os cursos médios-técnicos oferecidos, trabalhos de PIBIC-Jr desenvolvidos e maquetes construídas com a temática “Maués Sustentável”.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer as dependências físicas do IFAM, laboratórios de física, informática e química, além do Setor de Produção Vegetal, onde se encontra a produção de olerículas, hortaliças, meliponicultura e trilha ecológica.

altalt

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 17, aconteceu a mesa redonda “Impactos da Pesquisa Escolar em Maués”, mediada pelo Prof. Msc. Ricardo Cardoso para se discutir como o IFAM pode atuar mais efetivamente no dia-a-dia do município. A seguir, os alunos apresentaram a peça “A Lenda do Guaraná” utilizando LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). E, finalizando as atividades, houve a premiação para os melhores projetos de PIBIC-Jr com entregas de medalhas e prêmios em dinheiro, além da escolha da Melhor Maquete, vencida pelo curso de Agropecuária.

altalt

 

 

 

 

 

 

 

 

       

Última atualização (Sex, 17 de Outubro de 2014 19:55)

 

IFAM Maués realiza Seminário sobre Inclusão Social

alt
 
Entre os dias 16 a 18 de setembro o  IFAM Campus Maués realizou o Primeiro  Seminário de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência  em Sociedade. O evento contou com parcerias da Prefeitura Municipal de Maués, da  SEMED - Secretaria Municipal de Educação, da Coordenação de Educação Inclusiva de Parintins, da Pró-Reitoria do NAPNE Sistêmico e do Coordenador do Projeto Curupira do IFAM - Profº. Dr. Dalmir Pacheco. Contou, ainda, com a colaboração de  renomados  especialistas de várias cidades do Amazonas como Manaus  e Parintins, que contribuíram com mostras,    palestras e oficinas  de    Braille, Tecnologia Assistiva para Deficientes Visuais, Introdução ao Teatro Surdo,  Libras, entre outros. Houve ainda,  apresentação do Projeto de Extensão “Reconhecimento e Valorização da Cultura e Identidade Surda Mauesense”. Destacou-se, no evento, A Comunidade Surda de Maués, que contou com tradução integral  do evento  em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). O evento foi finalizado  com um teatro em LIBRAS  sobre A Lenda do Guaraná, com a tradução para português pelo Coordenador do Evento Maxiliano Batista Barros.
alt

Redação e fotos: Gislane Aparecida Martins Siqueira
Equipe de Comunicação Social IFAM - Campus Maués

Última atualização (Qui, 16 de Outubro de 2014 21:13)

 

IFAM Maués realiza prática de jardinagem na Escola Municipal Waldoke Celestina

No dia 02.09.2014, alunos do IFAM/CMA do Curso Técnico em Agropecuária  orientados pelo Prof. Wescley Dray e o Técnico em Agropecuária José Lima em parceria com a SEMED, realizaram uma aula pratica de jardinagem na Escola Municipal Waldoke Celestina, construindo dois jardins no espaço interno da Escola utilizando espécies ornamentais nativas da região doadas pelo IFAM/CMA e Prefeitura de Maués, tal atividade fortalece a importância de área verde nos Institutos Educacionais no qual, os discentes, através deste espaço, podem ser realizados atividades relacionadas a Educação Ambiental que permeia  todas áreas do conhecimento, despertando assim,  a comunidade educacional, nos processos de preservação e a conservação dos recursos naturais . 
alt
 
Texto:  Profos. Afrânio  Carvalho e Ana Cristina Dibo.
Equipe de Comunicação Social IFAM - Campus Maués
 
 

Última atualização (Qui, 16 de Outubro de 2014 18:43)

 

Alunos do IFAM Maués realizam Visita Técnica na cidade de Parintins

alt
Nos dias 11 e 12 de setembro, os discentes do 3° Ano do Curso de Administração Integrado e os discentes de Administração do 3º módulo subsequente do IFAM/CAMPUS MAUÉS empreenderam Visita Técnica ao Município de Parintins-AM, especificamente às Empresas CEMOPAR E PAVER BLOCOS.
Os 49 discentes foram acompanhados pelo Coordenador de Curso do Eixo de Gestão e Negócios Prof. Adm. Cristiano Nascimento, pelo professor da disciplina de  Marketing Prof. Adm. Messias Ramos e pela pedagoga da Instituição Herleide Viana.
 
A visita técnica tinha como objetivo proporcionar aos estudantes noções de infraestrutura, produção e funcionamento das fabricas de tijolos e telhas de barro e da fábrica de construção de blocos de concreto, que durante toda a excursão colocaram 03 colaboradores para apresentar as empresas e responder todas as perguntas referentes ao processo produtivo e sobre o papel que cada empresa exerce dentro da economia parintinense.
altalt
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No evento, tivemos a oportunidade de conhecer todo o processo produtivo de ambas as indústrias, bem como, conhecer o histórico e o que é ser empreendedor no interior do Amazonas.
Fazer uma Visita Técnica é uma oportunidade de trazer pra realidade do aluno uma informação ou conhecimento que até aquele momento, muitos conheciam apenas pelos livros ou vídeos apresentados em sala de aula.  Dessa forma, buscamos despertar no aluno o espírito empreendedor e que um dia possam ser gestores do próprio negócio, a partir da realidade de outras pessoas que um dia acreditaram que eram capazes montar um negócio e contribuir para sua cidade.
Da comitiva responsável pelo evento, cabe nossos agradecimentos, a  Diretora Geral do  IFAM Campus Maués Prof.MSc. Leonor Neta Toro, à Gerente da CEMOPAR Sra. Lilian Betti e ao Gerente da Paver Blocos Sr. Giacomo Betti e o apoio e acolhimento oferecido pelo Diretor Geral do Campus Parintins Prof. Gutemberg Farraro.
 
Texto: Herleide Viana e Cristiano Nascimento
 
Visitem também:
 
Alunos do IFAM campus Maués fazem visita técnica no IFAM campus Parintins
Disponível em: http://www.cpa.ifam.edu.br/noticias/1316-alunos-do-ifam-campus-maues-fazem-visita-tecnica-no-ifam-campus-parintins.html

Última atualização (Qui, 16 de Outubro de 2014 21:15)

 

Campus Maués faz Desfile Cívico em Comemoração à Semana da Pátria

alt
 
No último dia 04 de setembro, em comemoração à Semana da Pátria e à Elevação do Amazonas à Categoria de Província, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Campus Maués participou do Desfile Cívico, onde apresentou à Comunidade Mauesense seus trabalhos por meio da Fanfarra do Campus, dos Cursos Integrados como Administração, Agropecuária e Informática, dos Subsequentes Técnicos em Recursos Pesqueiros, Administração, Meio Ambiente e Informática, dos Cursos de EAD, PRONATEC, Programa Mulheres Mil e Projetos de Extensão, culminando com a apresentação em libras do Hino de Maués pelos alunos do Projeto de “Reconhecimento e Valorização da Cultura e Identidade Surda Mauesense”.

Última atualização (Sex, 17 de Outubro de 2014 20:57)

Leia mais...

 
Mais Artigos...