Get Adobe Flash player
IFAM >> Campus >> Campus Maués

Notícias Campus Maués

HOMOLOGAÇÃO CHAMADA EXTERNA SIMPLIFICADA Nº 002/2014 PRONATEC

HOMOLOGAÇÃO CHAMADA EXTERNA SIMPLIFICADA Nº 002/2014 

ENCARGO DE PROFESSOR /INSTRUTOR

Baixe a Homologação

 

CHAMADA EXTERNA SIMPLIFICADA Nº 002/2014 - PRONATEC

Chamada Externa Simplificada para ocupação do encardo de Professor/Instrutor no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC

Baixe o Edital

Última atualização (Ter, 17 de Junho de 2014 10:37)

 

IFAM MAUÉS no projeto Selo Verde: Garota Eco 2014

A noite do dia 11/06/2014 não poderia ser melhor para o IFAM, Campus Maués no quesito educação ecológica consciente. No cumprimento de mais uma etapa do Projeto Selo Verde (SEDEMA), o Campus do IFAM/CMA brilhou com a apresentação de sua garota Eco, Ana Paula Alfaia Castro (2° integrado em Administração). O evento ocorreu na quadra Esportiva “Padre Leão Martinelli” no município de Maués, contando com a participação de diversas autoridades e demais Escolas públicas Municipais e Estaduais integrantes do projeto. Neste sentido, parabenizamos a todos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Maués pelo esforço e dedicação.
alt

Contextualização e histórico do trabalho
         A evolução da espécie humana é algo impressionante, sua capacidade de desenvolvimento surpreende. A sociedade ganhou muito com toda essa evolução, podendo destacar as tecnologias, a medicina, a educação e a cultura. No entanto, as perdas também são incontáveis, principalmente ao que se refere ao Ambiente. A Revolução Científico-Tecnológica, a Revolução Industrial e o crescimento econômico trouxeram consigo muitos problemas, nos quais se pode citar a degradação contínua do ambiente.
          Durante os anos 70, o consumo humano sobre os recursos naturais começaram a ultrapassar a capacidade biológica da Terra, ou seja, a partir dessa holística o consumidor começa a perceber que deve fazer algo em prol da preservação do ambiente, e precisa buscar algumas alternativas para tornar seu consumo mais sustentável.
Muitos mecanismos foram e são utilizados como: reutilização, reuso, reciclagem atrelados a processos de consumo racionais aos recursos naturais denominado de Sustentabilidade, e um dos mecanismos é a reutilização de materiais em vários segmentos de criação e produção, na qual gradativamente o termo “ecodesign” através do vestuário e da moda, busca conceber produtos e serviços desenvolvidos com materiais e/ou processos de procedência ecológica e limpa, objetivando minimizar os impactos causados pelo consumo em massa.
        O termo “ecodesign” apresenta-se, portanto, como a expressão que sintetiza um vasto conjunto de atividades projectuais que tendem a enfrentar os temas postos pela questão ambiental partindo do ponto inicial, isto é, do redesenho dos próprios produtos. Seu principal objetivo é a busca da minimização dos impactos causados pelo mau planejamento e desenvolvimento de um produto, desde sua concepção até seu descarte final. Por meio da criatividade humana pode-se agregar ao conjunto de resíduos sólidos para a reutilização, na qual o IFAM/CMA se compromete a apresentar através dos seus discentes uma alternativa no processo de reutilização de componentes produzidos pelas indústrias como garrafas PET, plásticos, jornais, metais, latinhas de alumínio, CDs e outros resíduos que foram utilizados na confecção do traje denominado Anjo de Gaia, criado pelo Design e aluno do primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária, Taylor Souza da Costa. Que se inspirou na mitologia grega, onde Gaia é a deusa da terra e mãe de todos os seres vivos. Não deixando de citar o aluno Lucas Felipe Santos da Silva que foi de grande contribuição para o estilista na confecção da peça. 
No conjunto o traje se apresenta estruturado em dois momentos antagônicos:
O primeiro traje trata da personificação da mãe natureza nos primórdios da criação do Universo, configurada nos padrões angelicais de beleza unificados nos traços harmoniosos de nossa representante, Ana Paula Alfaia Castro.
alt
Por outro lado, o segundo traje denota a antropização e a revolução do Planeta, decorrente da falta de consciência coletiva, o que certamente acarreta as diversas catástrofes ambientais.
alt

 
Texto: Afrânio de Lima Carvalho, Ana Cristina Sales Dibo e Vanderlei Antonio Stefanuto.
Foto: Loureine Brandão de Souza
Equipe de Comunicação Social IFAM - Campus Maués

Última atualização (Sex, 13 de Junho de 2014 15:20)

 

SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE APOIO A MONITORIA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Maués, por meio da Comissão do Programa de Monitoria, torna público para os interessados a abertura de 22 vagas para seleção de monitores bolsistas de nível médio técnico, com vigência para o segundo semestre do ano de 2014.

Baixe o Edital

 

RESULTADO DA CHAMADA EXTERNA SIMPLIFICADA Nº 002/2014

RESULTADO DA CHAMADA EXTERNA SIMPLIFICADA Nº 002/2014 

Resultado da Chamada Interna Simplificada para ocupação do encardo Supervisores e Orientadores nas modalidades FIC e Concomitante e Apoio às Atividades Acadêmicas e Administrativas e Apoio Administrativo e Financeiro Programa NACIONAL de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC.

Baixe aqui o resultado

 
Mais Artigos...