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Professor do Campus Tabatinga Publica livro intitulado: “O guaranazeiro: produção em diferentes estandes de plantas na Amazônia”

O Professor do Campus Tabatinga Dr. Cristóvão Gomes Plácido Júnior, por meio da Editora NEA (https://www.nea-edicoes.com/site/nea-a-editora/27) publicou o livro “O guaranazeiro: produção em diferentes estandes de plantas na Amazônia”. Esta obra visa fomentar a importância social e econômica da cultura do guaranazeiro na Amazônia Tropical, em especial nos municípios da mesorregião do baixo Rio Amazonas. Com dados de Produção nos primeiros anos de cultivo sobre os aspectos crescimento vegetativo, doenças, produtividade e fertilidade do solo. O qual possibilitará uma melhor utilização das áreas cultivadas com o guaranazeiro, redução do impacto da implantação da cultura em novas áreas, além de melhorar o retorno econômico-financeiro aos produtores de guaraná na Amazônia Tropical. 

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Possui Graduação em Agronomia (2004), Mestrado em Agricultura e Sustentabilidade na Amazônia (2007) e Doutorado em Agronomia Tropical (2012) pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, Produção Vegetal, Desenvolvimento Regional Sustentável, Avaliação de Imóveis Rurais e Análise de Crédito Rural. Consultor ad hoc da Revista Boletim de Indústria Animal e da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas a Pesquisa do Estado de Rondônia – FAPERO.

https://www.morebooks.de/store/pt/book/o-guaranazeiro:-produ%C3%A7%C3%A3o-em-diferentesestandes-de-plantas-na-amaz%C3%B4nia/isbn/978-3-639-74992-2

Última atualização (Seg, 23 de Março de 2015 19:49)

 

I Encontro de Egressos IFAM-CMA

É com grande satisfação que o IFAM/CMA convida todos os seus  egressos a participarem do Encontro de Egressos, a ser realizado no dia 04 de abril, sábado, nas dependências do IFAM/CMA.

 

Dentre os principais objetivos do evento destaca-se

 

  1. Auto avaliação da instituição pelos egressos dos cursos ofertados desde 2010 a 2013, nas modalidades integrada e subsequente;
  2. Conhecer o perfil do egresso do IFAM/CMA, ao longo do processo de integração social;
  3. Identificar os elementos limitadores do acesso dos egressos ao mercado de trabalho;
  4. Detectar as áreas de atuação, o nível de coerência com a sua área de formação e os níveis de remuneração dos egressos contratados;
  5. Identificar o índice de satisfação da maior parte dos profissionais formados pela Instituição, assim como, o grau de compatibilidade entre a sua formação e as demandas da sociedade e do mundo do trabalho e as suas expectativas quanto à formação profissional e tecnológica continuada.

 

Desta já a comunidade acadêmica do IFAM-CMA agradece sua participação. 


PREENCHA O QUESTIONÁRIO

 

 

Equipe de Comunicação Social - Campus Maués

Última atualização (Seg, 23 de Março de 2015 19:46)

 

Seleção para o Programa Socioassistencial Estudantil 2015/1

A   DIRETORA GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS –CAMPUS MAUÉS, nomeada pela Portaria n° 77/ 2010 IFAM - REITORIA, publicada no Diário Oficial da União de 26/02/10, no uso de suas atribuições legais e regimentais, considerando a Resolução Nº 13 aprovada peloConselho Superior do Instituto Federal do Amazonas,em 09 de junho de 2011, que institui A Política de Assistência Estudantil do IFAM, torna público o presente Edital de seleção de estudantes a serem beneficiados com o Programa Socioassistencial para os alunos de todos os níveis e modalidades de ensino, obedecendo aos critérios e instruções estabelecidos neste Edital.
Baixe o aqui o Edital.

 

Por que Administração?

      A administração é uma área do conhecimento que é fundamentada em normas, funções e princípios. Administrar envolve estabelecer certo conhecimento e experiência na elaboração de relatórios, planos e projetos gerando negócios, pessoas ou recursos. Durante três anos foram apresentadas a nós alunos, disciplinas que nos permitiram desempenhar um bom trabalho no decorrer do estágio obrigatório e, também, em nossas vidas, tais como: Economia, Contabilidade, Teoria Geral da Administração (TGA), Administração Pública e Financeira, Introdução ao Direito, Legislação Trabalhista e Tributária, Gestão de Pessoas, Gestão da Tecnologia da Informação, Administração de Marketing, Logística, Comportamento Organizacional e Administração de Produção.

Última atualização (Sáb, 29 de Novembro de 2014 10:57)

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Inclusão digital para uma menor exclusão social

Foi finalizado na manhã de hoje (19/11/2014) o projeto de extensão Inclusão digital para uma menor exclusão social sob coordenação do Prof. Esp. Euler Vieira. O projeto teve duração de 60 horas, com início no dia 03/10/2014. O público-alvo do projeto foram os moradores do bairro Senador José Esteves, localizado em frente ao Instituto, com a faixa etária de 15 a 50 anos.

A iniciativa do projeto justifica-se pela relevância social na ação de trazer a comunidade para o ambiente escolar. A inclusão digital é um meio para promover a melhoria da qualidade de vida, garantir liberdade social, promover a construção do conhecimento e a troca de informações.

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O curso foi dividido em 4 unidades: 1 – Conhecendo o computador: Hardware e Software; 2 -  Manipulação de documentos utilizando o Microsoft Word 2010; 3 – Manipulação de planilhas utilizando o Microsoft Excel 2010; e 4 – Navegação na Internet.

Neste projeto os participantes tiveram a oportunidade de ser “apresentados ao computador”, alfabetizados na linguagem digital e instruídos nas ferramentas de trabalho como: editores de texto, planilhas eletronicas e à Internet para a busca ou troca de informações (textos, imagens, músicas e vídeos).

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Última atualização (Sex, 27 de Março de 2015 14:10)

 
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