Get Adobe Flash player
IFAM >> Campus >> Campus Maués

Notícias Campus Maués

Por que Administração?

      A administração é uma área do conhecimento que é fundamentada em normas, funções e princípios. Administrar envolve estabelecer certo conhecimento e experiência na elaboração de relatórios, planos e projetos gerando negócios, pessoas ou recursos. Durante três anos foram apresentadas a nós alunos, disciplinas que nos permitiram desempenhar um bom trabalho no decorrer do estágio obrigatório e, também, em nossas vidas, tais como: Economia, Contabilidade, Teoria Geral da Administração (TGA), Administração Pública e Financeira, Introdução ao Direito, Legislação Trabalhista e Tributária, Gestão de Pessoas, Gestão da Tecnologia da Informação, Administração de Marketing, Logística, Comportamento Organizacional e Administração de Produção.

Última atualização (Sáb, 29 de Novembro de 2014 10:57)

Leia mais...

 

Galeria Praia Ponta da Maresia IFAM Maués

Galeria Praia Ponta da Maresia em Maués - Amazonas - Brasil

 

alt

alt

Última atualização (Qui, 06 de Novembro de 2014 14:42)

Leia mais...

 

Professores e estudantes do IFAM fazem baixo-assinado contra construção de fossa na Praia da Maresia

Um buraco que serviria de fossa para água suja ou, gordura, estava sendo construído no meio da Praia da Ponta da Maresia, o principal cartão-postal de Maués que é um bem público, sendo assim, construções desse tipo não são permitidas não só por isso, mas porque o artigo 10 da Lei Federal nº 6.938/81 que trata do licenciamento ambiental define que as atividades e os empreendimentos dependem de prévio licenciamento.

alt  alt

O órgão estadual competente por fazer este tipo de licenciamento é o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – IPAAM. Segundo o Presidente do órgão Engenheiro Agrônomo Antônio Ademir Stroski, esta construção não tinha sido autorizada tampouco o instituto tinha conhecimento de causa.

Na tarde do dia 29/10, professores e estudantes do curso de Meio Ambiente e demais cursos, tendo o apoio dos moradores do município de Maués foram até a praia da Ponta da Maresia colher assinaturas para um abaixo assinado que foi encaminhado ao Ministério Público do Estado do Amazonas para impedir a construção do bar. As pessoas fotografaram toda a área e comprovaram a existência da fossa biológica e caixas de gordura, além do corte da raiz de uma das árvores.

Na SEDEMA, estavam registradas mais de 20 denúncias, a obra já havia sido embargada e mesmo assim, a construção continuou. O responsável pela obra chegou ao local e prestou as devidas explicações às pessoas presentes. Disse que: “Fez isso pensando no bem-estar do turista, pois, eles não possuem nada pra fazer em Maués, não tem um lugar para almoçar na praia ou comprar uma água que seja.”

Depois de muita conversa, ele se comprometeu que a partir das 8 horas do dia 30 de Outubro providenciaria o desmanche da fossa assim como o bar que estava sendo construído no local, a promessa foi feita no fim da tarde, quando dezenas de pessoas, entre eles, alunos, professores, atletas e moradores das proximidades da praia resolveram protestar contra essa obra irregular.

Última atualização (Qui, 27 de Novembro de 2014 18:29)

 

IFAM abre processo seletivo para ingresso de novos alunos

Desde o dia 16 de Outubro as inscrições para o processo seletivo de alunos 2015/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) estão abertas e, seguem até o dia 13 de Novembro. São ofertadas mais de quatro mil vagas para os cursos técnicos e de graduação, ofertados em todas as unidades do Instituto.

As inscrições podem ser feitas pela internet (www.ifam.edu.br), no link Processo Seletivo. Em Maués o candidato poderá também dirigir-se diretamente ao IFAM, de segunda a sexta, no período das 9h às 17h até o dia 13 de novembro.

 

alt

CURSOS OFERECIDOS

Integrado: Administração, Agropecuária e Informática

Subsequente: Administração, Meio Ambiente e Recursos Pesqueiros

 

CONHEÇA AS MODALIDADES DOS CURSOS

Curso Técnico de Ensino Médio Integrado

Oferecido somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental. A Forma INTEGRADA significa que o curso garante tanto a formação da Base Nacional Comum do Ensino Médio quanto a Formação Técnica Profissional.

Assim, ao concluir este curso, que tem duração de três a quatro anos (dependendo do Campus) e conferindo ao aluno o Diploma de Técnico de Nível Médio e poderá prosseguir seus estudos em curso de nível superior e poderá exercer uma atividade profissional técnica.

Curso Técnico na Forma Subsequente

Oferecido somente a quem já tenha concluído o Ensino Médio. A Forma Subsequente significa que o curso garante Formação Técnica Profissional, assim, ao concluir este curso, que tem duração de três a quatro Módulos (dependendo do Curso) e confere ao aluno o Diploma de Técnico de Nível Médio.

Curso Técnico na Modalidade EJA-PROEJA

São cursos voltados aos estudantes que concluíram o Ensino Fundamental e tenham 18 anos completos. O PROEJA tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica, buscando a superação da dualidade entre trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora não alienante.

 

ACESSE OS EDITAIS

Edital nº 18 - Nível Médio Integrado :: Interior

Edital nº 23 - Nível Médio Subsequente :: Interior

Última atualização (Qui, 27 de Novembro de 2014 18:29)

 

V Semana de Ciência e Tecnologia IFAM Campus Maués

Proporcionar à população um espaço para conhecer e discutir conteúdos científicos, ampliando o acesso a esse tipo de informação. Esse é o principal objetivo da Semana da Ciência e Tecnologia, que acontece no mês de Outubro, desde 2004, em instituições de ensino de todo país. A temática deste ano é “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”, que visa tratar o assunto através da dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação e desenvolvimento humano.

O Campus do IFAM Maués participou deste evento promovendo apresentações de trabalhos na modalidade de PIBIC-Jr, além de mesas redondas, minicursos, oficinas, exposição de banners e maquetes construídas pelos alunos dos cursos Integrados de Administração, Agropecuária e Informática.

Durante uma semana inteira, de 13/10 a 17/10, os alunos puderam assistir a palestras e participar de minicursos que abordaram os mais diversos temas. Nos dias 13 e 14, o evento contou com a participação da Enfermeira Msc. Raika Lobo (UEA) que proferiu uma palestra sobre “Saúde e Sexualidade na Escola” e realizou o minicurso “Aids e gravidez entre jovens do Ensino Médio”. A Professora convidada Drª Silvia Gonçalves (UFRRJ) conduziu, de maneira bem descontraída com os alunos, palestras sobre “Sexualidade” e “Bullying”.

Nos dias 15 e 16, aconteceram as apresentações dos trabalhos de PIBIC-Jr desenvolvidos pelos alunos dos cursos Integrados de Administração, Agropecuária, Informática e do curso Subsequente em Meio Ambiente. Um dos trabalhos apresentados foi da discente Geiziane da Silva Tavares orientada pela Profª Darlane Cristina e intitulado: “Os jogos matemáticos como instrumentos de aprendizagem na Segunda Série do Ensino Médio dos Cursos Técnicos do IFAM Campus Maués”. Com este trabalho procurou-se utilizar jogos didáticos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de matemática.

alt

alt

 

 

 

 

 

 

 

 

Última atualização (Qui, 20 de Novembro de 2014 14:41)

Leia mais...

 
Mais Artigos...